Regras previdenciárias são atualizadas pela Receita Federal

Regras previdenciárias são atualizadas pela Receita Federal

No último dia 9 [quarta-feira], foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 1.997, de 2020, que promove alterações nas Instruções Normativas RFB nº 971, de 2009 e nº 1.332, de 2013, visando adequá-las às alterações constitucionais promovidas pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019.

Por sua vez, esta última modificou o formato de aplicação e as alíquotas da contribuição previdenciária direcionadas aos segurados empregados, inclusive os domésticos, trabalhadores avulsos, bem como, do servidor público ativo, aposentado e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Essas modificações foram realizadas com base nas disposições do Regulamento da Previdência Social, Decreto nº 3.048, de 1999, incluindo as recentes alterações implementadas pelo Decreto nº 10.941, de 23 de setembro de 2020. 

É importante ressaltar que, entre as principais alterações se encontra a atualização da tabela de atividades econômicas do Anexo II da IN RFB nº 971, de 2009, que reflete a versão mais atual da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE 2.3), que tem o intuito de se alinhar ao Regulamento da Previdência Social. 

Alíquotas
No que se refere às alíquotas, a contribuição dos segurados empregado, empregado intermitente, empregado doméstico e trabalhador avulso deverá ser calculada com base até o dia 29 de fevereiro de 2020, mediante aplicação, não cumulativa, das alíquotas de 8%, 9% ou 11% perante o salário de contribuição equivalente, conforme as faixas salariais constantes da tabela publicada periodicamente pelo Ministério da Economia. 

Por fim, vale ressaltar que, a partir do dia 1º de março de 2020, serão aplicadas progressivamente, as alíquotas de 7,5%, 9%, 12% e 14% sobre o salário de contribuição correspondente, de acordo com as faixas salariais constantes da tabela mencionada. 

  • 20/06/2020

Áreas de Atuação

Oferecemos centenas de atividades que englobam as áreas Contábeis, onde os mesmos fazem parte de 04 grandes áreas de atuação principais, conforme gráfico abaixo:

100 % Serviços

CONTÁBIL

100 % Serviços

CONTÁBIL

100 % Legalização

EMPRESAS

100 % Rotinas

TRABALHISTAS

Apresentação

Sobre a Salcedo

Durante 20 anos, em cada prestação de serviço, a palavra superação é o que nos move, provando que pessoas preparadas e comprometidas são as que realmente fazem diferença nos resultados alcançados nas empresas.

Desta forma, através de toda a experiência da nossa trajetória, sempre matemos a superação, inovação e capacitação de pessoas e processos, como ótimas soluções em Auditoria, Consultoria, Assessoria e Educação Executiva, nas áreas Contábeis e Jurídicas.

Nossas atividades são pautadas por valores que permitem o alcance de muitos resultados positivos. Os fundamentos da Salcedo Consultoria e Assessoria Contábil e refletem a maneira como pensamos e agimos no ambiente de trabalho.

Superação é o nosso foco. O que diferencia a nossa prestação de serviços é nossa capacidade de evoluir constantemente e isso se consolida no comprometimento e no preparo de toda nossa equipe.

Faça seu orçamento sem compromisso!
Realizar Orçamento ou Conheça mais à Salcedo

Notícias

Confira as útimas notícias e artigos postados em nosso Portal

Localização